segunda-feira, 31 de outubro de 2011

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Músicas, sempre

A música sempre fez uma diferença enorme em tudo na minha vida.
Posso estar na pior bodega, mas se tiver uma música que me afague o coração, já me sinto bem.
A melodia das músicas sempre me fez muito bem. Entretanto, ultimamente, tenho me atentado para as letras também. 
As músicas em português eu sempre prestei atenção nas letras, mas as que não eram, eu só ouvia felizinha, sem me preocupar com o que diziam.
Mas é engraçado que as coisas quando são boas, são boas por completo.
A surpresa se hoje é a Ain't got no...I got life da Nina Simone.
Sinto-me dessa forma. Sinto-me cheia de vida e no lugar em que deveria estar.
Sim, não vou negar que gostaria que algumas coisas fossem acrescentadas, pessoas, tempo. No entanto, eu estou muito, muito feliz. Gente linda tem se aproximado de mim. Sinto-me adultecendo.
Devaneios a parte. Já que ninguém aparece por aqui.


 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ensinar e aprender


O ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos é algo muito importante, pois é por meio da fala e escrita que as pessoas podem adquirir autonomia para viver em sociedade. Muitos desses alunos chegam com a autoestima em baixa, e nós como educadores, conseguimos perceber o quanto essa autonomia vinda da possibilidade de se aprender faz bem a esses alunos, a cada etapa ultrapassada.
Diferentemente do ensino regular; em que preparamos as crianças para o futuro, ou seja, vestibular, escolha de uma carreira, mercado de trabalho etc.; na Educação de Jovens e Adultos, o papel do professor consiste em ter a sensibilidade para atender aos alunos, em suas especificidades e em ações do cotidiano. Trazer situações reais para sala de aula, para que os alunos se sintam motivados a adquirir conhecimento e a acreditar que estudar depois de tanto e, muitas vezes, com uma idade avançada, vale a pena.
Para tanto, o trabalho com os diversos gêneros textuais traz uma fôlego novo ao ensino na EJA e faz com que a realidade do aluno seja alcançada. Chamar a atenção dos alunos para os diversos textos com os quais eles têm contato no dia a dia faz com que percebam o quanto é essencial saber qual são as particularidades de cada um desses textos: mostra-lhes o que faz de uma bula de remédio, realmente uma bula, aproximá-los da leitura desses diversos textos, trabalhar com as situações corriqueiras, como ler as orientações de determinado produto de beleza, escrever uma carta para um amigo, preencher um recibo etc.
Em suma, o prazer de compartilhar conhecimento com esse público é algo inexplicável. Estar diante de pessoas que trazem uma carga de conhecimento e experiência de vida é fundamental para o trabalho docente. É um aprender diário. Sobretudo na Educação de Jovens e Adultos, não há um detentor de conhecimento, há uma troca de conhecimento e experiência que faz do dia a dia em sala de aula, um aprendizado constante.