O
ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos é algo muito
importante, pois é por meio da fala e escrita que as pessoas podem adquirir
autonomia para viver em sociedade. Muitos desses alunos chegam com a autoestima
em baixa, e nós como educadores, conseguimos perceber o quanto essa autonomia
vinda da possibilidade de se aprender faz bem a esses alunos, a cada etapa ultrapassada.
Diferentemente do ensino regular; em
que preparamos as crianças para o futuro, ou seja, vestibular, escolha de uma
carreira, mercado de trabalho etc.; na Educação de Jovens e Adultos, o papel do
professor consiste em ter a sensibilidade para atender aos alunos, em suas
especificidades e em ações do cotidiano. Trazer situações reais para sala de
aula, para que os alunos se sintam motivados a adquirir conhecimento e a
acreditar que estudar depois de tanto e, muitas vezes, com uma idade avançada,
vale a pena.
Para tanto, o trabalho com os
diversos gêneros textuais traz uma fôlego novo ao ensino na EJA e faz com que a
realidade do aluno seja alcançada. Chamar a atenção dos alunos para os diversos
textos com os quais eles têm contato no dia a dia faz com que percebam o quanto
é essencial saber qual são as particularidades de cada um desses textos: mostra-lhes
o que faz de uma bula de remédio, realmente uma bula, aproximá-los da leitura
desses diversos textos, trabalhar com as situações corriqueiras, como ler as
orientações de determinado produto de beleza, escrever uma carta para um amigo,
preencher um recibo etc.
Em suma, o prazer de compartilhar
conhecimento com esse público é algo inexplicável. Estar diante de pessoas que
trazem uma carga de conhecimento e experiência de vida é fundamental para o
trabalho docente. É um aprender diário. Sobretudo na Educação de Jovens e Adultos,
não há um detentor de conhecimento, há uma troca de conhecimento e experiência
que faz do dia a dia em sala de aula, um aprendizado constante.
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